sábado, 15 de março de 2008

Crocus

Antes:

Depois:

Descrição: O Crocus ou Açafrão é uma planta herbácea bolbosa que possui cormos como órgãos de reserva subterrâneos.
É uma planta de porte muito pequeno, com alturas entre os 10-25cm formando tufos. Por vezes nascem primeiro as flores e só depois as pequenas folhas parecidas com as gramíneas. As folhas são estreitas e lineares, de cor verde-claro e brilhante, com nervura central saliente e prateada.
As flores de Crocus ou Açafrão são em forma de copo, hermafroditas, surgem num longo pedúnculo, são perfumadas e podem apresentar várias cores e tons intensos desde o amarelo, branco, azul, creme, rosa, com riscas, etc.
Um cormo pode produzir entre uma a cinco flores dependendo da variedade. Muito apreciada por anunciar a Primavera, alguns Crocus prolongam a estação até ao Outono, florindo em algumas regiões no Inverno.
O açafrão, especiaria muito conhecida, provém de uma espécie de Crocus o Crocus sativus. Para se obter 1kg de açafrão, são necessárias 150.000 flores, sendo retirado a partir dos estigmas das mesmas.

2 comentários:

ameixa seca disse...

OLÁ JMRM!
Fico contente que tenhas passado pelo blog. É verdade que a Primavera começou cinzenta, mas é essa Primavera que traz novas cores e esperanças.
Tu que, em parte, és o culpado pelo meu crescente gosto de plantas, mereces uma Primavera colorida e sorridente.
Fica bem, vemo-nos no estufa :-)
Tens umas flores lindissímas. Parabéns!

papoilaah disse...

...oláh..
vemjo que tratas mt bem das tuas plantas...
..gostaria que tevisse alguem que m tratasse assim...